domingo, 28 de junho de 2009

Mexicanos x nação estadounidense



Um filme interessantíssimo que foi feito pelo diretor Sergio Arau mostra bastante o embate dos americanos com os migrantes mexicanos. Ele tenta "abrir os olhos" do país para que seus cidadãos parem de reclamar da "enchurrada" de latinos no país e percebam que os Estados Unidos não funciona sem os imigrantes. O filme promete uma crítica ao preconceito e à exploração.

Um terço da população da Califórnia tem origem latina. Os herdeiros da língua hispânica que entram ilegalmente no país - e que para os estadunidenses são todos chicanos - custam ao serviço social da Califórnia centenas de milhões de dólares. Acontece que produzem, em contrapartida, incontáveis bilhões com sua mão-de-obra barata. Não é difícil prever o que acontecerá nas 24 horas em que o sonho dos xenófobos se realiza, como mostra o filme Um dia sem mexicanos (A day without a mexican, 2004). Será o colapso total. A trama acompanha alguns estereótipos. O problema é que todos eles - desde o senador patriota até o policial negro da fronteira - não esperavam o caos que se instalou no momento em que os latinos começaram a sumir. Difícil é viver sem garçonetes, lavradores, lavadores de carro, babás, lojistas, balconistas, quitandeiros, agricultores, pintores, pedreiros, apresentadores da previsão do tempo.(...)

Confira o trailer de “Um dia sem mexicanos” – versão sem legendas – aqui:



Não é nada, não é nada, o filme inspirou manifestantes, de acordo com a notícia abaixo, retirada do site http://www.diasmarques.adv.br/imigracao_noticias/noticias/EUA--brasileiros-devem-aderir-ao-Dia-Sem-Imigrantes-11h07.htm:
“EUA: brasileiros devem aderir ao Dia Sem Imigrantes
Domingo, 23 de abril de 2006, 11h07
Cerca de 5 mil entregadores brasileiros do jornal americano Boston Globe ameaçam a aderir ao Dia Sem Imigrantes, um boicote nacional que as organizações representativas dos cerca de 12 milhões de estrangeiros sem documentados que vivem nos Estados Unidos articulam para o Dia do Trabalho ¿ 1º de maio. Eles querem comprovar, com sua ausência, o quanto são úteis e indispensáveis para os EUA. Cerca de 450 mil assinantes do Boston Globe podem ficar sem receber o jornal.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a idéia nasceu do filme Um Dia sem Mexicanos, comédia que mostra o que aconteceria na Califórnia se os imigrantes ilegais vindos do México desaparecessem. O objetivo da paralisação é manter a pressão criada pelas gigantescas manifestações em defesa dos direitos dos imigrantes realizadas em mais de cem cidades americanas nas últimas semanas e tentar influir no debate sobre a reforma das leis de imigração pendente no Congresso. (...)”


Para finalizar as considerações sobre este post, vale deixar a ficção à parte e analisar de fato: Nova York é uma cidade que constantemente recebe fluxos migratórios e também é uma das mais ricas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário